Vagas 2018 

O Instituto Naturalis tem como um de seus objetivos estatutários a Educação Ambiental e a promoção de programas de estágio/voluntariado.

Além das nossas atividades, já temos e continuamos a buscar parcerias com várias instituições governamentais e de ensino.

No primeiro semestre de 2018 vários estagiários cumpriram seus ciclos em diversos locais.

Agora, em setembro de 2018, estamos novamente abrindo vagas, no contexto dessas diversas parcerias!

Esperamos que se interessem por alguma das oportunidades e solicitamos que divulguem-nas também para os seus contatos !

Muito obrigado,

Diretoria - Instituto Naturalis

  • PROGRAMA HORTAS CARIOCAS

 

Unidades de Conservação no Município do Rio de Janeiro

 

  • SECONSERMA - CASS ( Centro Administrativo São Sebastião)

 

Descrição geral:
-Auxílio aos respectivos Gestores em atividades de Manejo, de Educação Ambiental e de divulgação, de acordo com demandas específicas; coleta de informações sobre Fauna e Flora; apoio a projetos de TCC. Qualquer outra atividade pode ser considerada.

Abertos a qualquer área; Veterinária, em particular, a ser considerado caso a caso.

Unidades de Conservação:
P.N.M da Barra da Tijuca - Nelson Mandela 
P. N.M Bosque da Barra
P.N.M da Catacumba
P. Estadual da Chacrinha
P.N.M.Chico Mendes
P.N.M da Cidade
P. N.M Dois Irmãos
P. N.M. da Freguesia
P. Estadual do Grajaú
P. N.M. de Grumari
P. N. M de Marapendi
P. N.M do Mendanha
MONA dos Morros do Pão de Açúcar e Urca
P. N.M da Prainha

A montagem da grade de horários fica a critérios de acordo com a disponibilidade de cada interessado.

Oportunidade para estágio /voluntariado, para as áreas de administração, preferencialmente em Administração Pública.

Aos interessados de outras áreas, também há possibilidades; pedimos que entrem em contato por email para maiores informações.

  • CEMAPO - Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica

 

O Centro está situado no Parque de Madureira e foi inaugurado em junho de 2018, conforme informado no link:

http://www.rio.rj.gov.br/web/seconserma/exibeconteudo/…

O mesmo visa a divulgação e capacitação em atividades de Agricultura Urbana, como técnicas de plantio de hortas em pequenos ambientes e técnicas de processamento mínimo e reaproveitamento integral de alimentos, com ênfase em Produção Orgânica.

 

Há espaço para horta e casa de vegetação demonstrativas, além de salas de aula e local para oficinas e aulas práticas.

No âmbito de nossas parcerias com a Prefeitura do Rio de Janeiro - SECONSERMA, pretendemos colaborar ajudando a arregimentar alunos de diversas instituições, para lá cumprirem seus estágios obrigatórios e voluntários e ao mesmo tempo colaborarem na sua operação e na busca desses objetivos, realizando atividades educacionais para visitantes do Parque, grupos e todos os interessados !

Assim, há oportunidades para alunos de:

-Engenharia Agronômica
-Engenharia Agrícola 
-Técnico Agrícola 
-Técnico em Agronomia 
-Engenharia Ambiental

As atividades devem ser estabelecidas de acordo com alguns critérios adotados pelo Centro, como a ênfase em produção orgânica, e as atividades desenvolvidas devem seguir um plano de trabalho, em comum acordo com os técnicos da Prefeitura envolvidos no projeto.

Igualmente, para o acesso ao local e ao Parque, devem ser seguidas as orientações e recomendações da administração do mesmo.

A montagem da grade de horários fica a critérios de acordo com a disponibilidade de cada interessado.

O Programa Hortas Cariocas é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro - SECONSERMA, que foi iniciado em 2006.

Tem o propósito de aproveitar áreas abandonadas em comunidades e em escolas municipais para implantação de hortas com a produção de hortaliças orgânicas, onde parte é cedida para instituições sociais e a outra é comercializada, em favor dos participantes.

Os objetivos são de acordo com diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, visando a segurança alimentar, geração de renda e postos de trabalho em locais carentes e promoção de produtos orgânicos e de base agroecológica, sem a dependência de produtos externos para produção.

Atualmente são cerca de 40 hortas com apoio total e 60 com apoio parcial.

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=7558986

Assim, no âmbito da parceria com o Instituto Naturalis e a Prefeitura do Rio de Janeiro, objetivamos também ajudar a arregimentar alunos de diversas instituições para lá cumprirem seus estágios obrigatórios e voluntários.

Há oportunidades para alunos de:

-Engenharia Agronômica
-Engenharia Agrícola 
-Engenharia Ambiental 
-Técnico Agrícola 
-Técnico em Agronomia, dentre outros.

Há possibilidades de envolvimento na assistência técnica na implantação de novas hortas e das existentes, montagem de sistemas simples de irrigação, reciclagem de resíduos e também na produção de mudas de plantas hortícolas nos viveiros municipais.

As diretrizes técnicas, planos de atividades e orientações são de exclusiva responsabilidade dos técnicos servidores da Prefeitura envolvidos no Programa, cabendo ao Instituto Naturalis apenas o auxílio na administração dos programas de estágio.

Igualmente, as relações e recomendações para acesso às hortas são de inteira responsabilidade dos servidores da Prefeitura e dos respectivos moradores responsáveis e participantes locais.

A montagem da grade de horários fica a critérios de acordo com a disponibilidade de cada interessado.

Esperamos, assim, ajudar a contribuir para uma rápida ampliação do programa, com aumento do número de hortas instaladas!

  • CEA - Centro de Educação Ambiental – Aparu do Jequiá

 

A Aparu do Jequiá foi criada há 25 anos, na Ilha do Governador, com o objetivo de ajudar na preservação dos Manguezais situados na foz do Rio Jequiá, Baía de Guanabara.

O CEA - Centro de Educação Ambiental da Prefeitura - há muito tempo realiza atividades na sede da unidade, reinaugurada recentemente.

Assim, no âmbito da parceria do Instituto Naturalis com a Prefeitura do Rio de Janeiro - SECONSERMA, há oportunidades para alunos de qualquer área interessados em participar de ações de Educação Ambiental, no rol das atividades desenvolvidas pelo CEA ou um campo de trabalho próprio, sempre considerando os interesses de moradores da comunidade local ou de alunos de instituições de ensino da região.

Os horários devem ser estabelecidos de acordo com a disponibilidade de cada interessado.

⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇
INFORMAÇÕES GERAIS

1- Horários e atividades

Os horários devem ser estabelecidos com os respectivos Gestores e Servidores da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - SECONSERMA e são de acordo com a disponibilidade de cada interessado.

As atividades, igualmente, devem ser estabelecidas com os Gestores e Servidores, de acordo com as demandas específicas.

2- Inscrição e comparecimento ao nosso escritório.

Aos interessados, solicitamos a gentileza de preencherem as suas fichas de inscrição no site do Instituto (www.naturalis.org.br).

Após, entrar em contato por email ou por mensagens nos telefones indicados abaixo, informando a Unidade de sua preferência, para combinarem um dia e horário para assinarem a documentação correspondente, quando deverá ser entregue uma cópia do comprovante de seguro de vida e uma foto 3X4.

Após a assinatura da documentação, encaminharemos os interessados aos respectivos Gestores e Servidores.

Em resposta a vários questionamentos, informamos que é obrigatória a apresentação de um seguro de vida quando do início do estágio, conforme a lei 11.788/2008. O mesmo pode ser aquele fornecido pela instituição de ensino ou então contratado, por valor irrisório, em qualquer estabelecimento bancário ou de corretora de seguros. Normalmente é cobrada uma parcela única, com validade de 12 meses.

3- INSTITUTO NATURALIS

www.naturalis.org.br

Rua das Marrecas 40 sala 808 - Passeio Público/Centro (Metrô: Cinelândia)

contato@naturalis.org.br

Ou por WhatsApp (qualquer um dos números, sem ordem de preferência) - 996844604 - 998077474 - 991799326 - 996118208 . Todas as mensagens recebidas são encaminhadas para nosso grupo interno, para resolução e distribuição de tarefas.