O Naturalis desenvolve atividades para reduzir a destruição das matas nativas. Priorizamos a educação ambiental como instrumento para conscientizar a população, sobretudo os jovens. 

 

CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS
EDUCAÇÃO BIOLÓGICA
SISTEMAS AGROFLORESTAIS 

Objetivos:

>  Elaboração de projetos de conservação in situ e ex situ   de espécies de plantas vasculares ameaçadas de extinção ou não, principalmente no âmbito do Bioma Mata Atlântica.

>  Pesquisas de Protocolos de Micropropagação de plantas vasculares nativas.

> Em trabalho associado com empresas devidamente registrada e autorizadas, no MAPA/RENASEM, e plenamente de acordo com legislação em vigor, realização de excursões para coleta de germoplasma de espécies ameaçadas e espécies chave, de grande interesse conservacionista como fornecedora de recursos para fauna.

 

Objetivos:

>  Promover elaboração de roteiros guiados e a realização de passeios de observação de aves e de  outros animais. 

>  Formação e disponibilização de coleções biológicas didáticas através de coleta autorizada de material biológico, para alunos de ensino médio e frequentadores das Unidades de Conservação.

>  Formação de acervos digitais didáticos, como: fotos, filmagens, gravação de sons, moldes, modelos em impressão 3D e outras tecnologias.

Objetivos:

>  Cursos, palestras de divulgação e projetos em: sistemas agroflorestais, reciclagem e aproveitamento de resíduos orgânicos, produção de substratos, cultivos em leitos e recipientes, sistemas de irrigação de baixo custo, montagem de túneis baixos, minimização de problemas fitopatológicos. 

PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais -Cursos de cultivo em associação com empresa devidamente legalizada, de coleta de germoplasma e distribuição de mudas e propágulos. 

MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 
RESTAURAÇÃO FLORESTAL
TRILHA  ECOLÓGICA

Objetivos:

>  Cursos e treinamento, palestras e parcerias para elaboração de projetos e operações de reaproveitamento de resíduos sólidos em áreas urbanas.

>  Oficinas de reaproveitamento de garrafas PET e outros materiais.

Objetivos:

>  Elaboração e execução de Projetos de Restauração Ecológica, principalmente no âmbito do Bioma Mata Atlântica, visando a preservação de fragmentos florestais e restauração ecológicas de áreas adjacentes, de matas ciliares e conservação de bacias hidrográficas, em zonas de amortecimento de Unidades de Conservação e na adequação de áreas particulares ao C.A.R-Código Florestal. 

>  Realização de projetos de pesquisa básica e documentação cientifica de projetos de restauração, em parcerias com pesquisadores de instiuições acadêmicas 

Objetivos:

>  Propiciar a interação entre o aluno e a natureza;

>  Dinamizar o processo de ensino e aprendizagem;

>  Vivenciar e experimentar situações típicas de um trabalho de campo;

>Explorar ao máximo a integração física e lúdica dos alunos com a natureza;

>  Oportunizar o aprendizado extraclasse sob a orientação de um biólogo.

>  Sistematizar e organizar pedagogicamente os conteúdos desenvolvidos na aula passeio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
PESQUISAS CIENTÍFICAS EM BOTÂNICA, ZOOLOGIA E ECOLOGIA DA FLORESTA TROPICAL

Objetivos:

>  Capacitar estudantes de graduação em áreas diversas para a prática de atividades de educação ambiental, ecoturismo e pesquisa em botânica, zoologia e ecologia, conduzidas em Unidades de Conservação, Órgãos Públicos  Ambientais e Instituições Conservacionistas do Município do Rio de Janeiro.

 

Objetivos:

>  Projetos de levantamento de Flora Vascular e Fauna (vertebrados e invertebrados) em Unidades de Conservação, em parcerias com pesquisadores e Instituições acadêmicas

>  Ecologia reprodutiva de Plantas Vasculares.

>  Ecofisiologia de Plântulas de espécies arbustivas e arbóreas .